A isquemia cerebral, popularmente conhecido como AVCI, é uma das doenças recorrentes na fase adulta, atingindo boa parte da população mundial. Ela ocorre quando há um bloqueio na artéria impedindo a passagem de oxigênio para as células do cérebro.

Com esta obstrução, as células cerebrais morrem. Os resultados mais comuns são perda de força súbita nos membros (Ex: perna, braço, etc), tontura e desequilíbrio, paralisia facial, entre outros. Mas a grande questão sobre isquemia é: Existe tratamento para essa doença?

Quais os tratamentos comuns para Isquemia Cerebral?

O efeito da falta de oxigênio nas células cerebrais é grave. A destruição dessas células pode causar a perda das funções no corpo que elas eram responsáveis.

Ao detectar o AVC com exames como tomografia ou ressonância magnética, o médico geralmente executa o tratamento padrão com o medicamento alteplase (rt-PA) ou o procedimento de trombectomia. Enquanto o primeiro afina o sangue liberando a passagem na artéria, o segundo é a remoção do trombo da artéria.

Contudo, atualmente o procedimento padrão deve ser realizado algumas horas após a ocorrência da isquemia para obter o efeito desejado. Como o de tempo entre o AVC e o atendimento é limitado, sempre foi essencial a procura imediata do hospital aos primeiros sinais. A boa notícia é que novos estudos demonstram que este intervalo pode ser maior do que era estabelecido.

Quais os avanços no tratamento para Isquemia Cerebral?

Um estudo recente nos EUA, realizado por um pesquisador brasileiro, demonstra que um paciente poderá ter o benefícios do tratamento de trombectomia mecânica até 24 horas depois da isquemia cerebral se houver uma diferença entre o volume do infarto e a gravidade do déficit neurológico.

Portanto, este estudo indica que poderá acontecer uma mudança no protocolo médico estabelecido, com pacientes com estas especificações recebendo o tratamento até 24 horas após a ocorrência do AVC. Desse modo, esta descoberta será um novo parâmetro para as futuras pesquisas em busca da melhoria do tratamento de Isquemia Cerebral.

Quer receber mais notícias sobre as evoluções da medicina na área neurológica? Então, fiquem atentos aqui no site que estaremos compartilhando as novidades com vocês.